ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON - NOVA ANDRADINA-MS


Fachada.nova

O Nome da escola Marechal Rondon foi dado em homenagem ao sertanista Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido em Mimoso, Mato Grosso em 1865, filho de índios, ficou órfão muito novo, sendo criado pelos tios,estudou em Colégio Militar no estado do Rio de Janeiro, tornou-se professor primário aos 16 anos de idade e foi um dos maiores pacificadores dos índios.
Em 1910 passou a dirigir o serviço de proteção aos índios (atual FUNAI). Foi um dos articuladores do movimento Republicano Brasileiro. Em 1957, foi indicado para o prêmio Nobel da Paz. Seu lema era: “Morrer se preciso for, matar, nunca”. Faleceu em 1958 na cidade do Rio de Janeiro aos 92 anos de idade.
A E.E. Marechal Rondon foi desmembrada e criada no dia 26 de janeiro de 1984, era extensão da E.E.Antonio Joaquim de Moura Andrade, teve como diretores da Escola: Teresa Simon de Mendonça, Denise Pedroso Vila, José Dias de Almeida, Rosangela Sampaio e José Aparecido Alves Pereira.
Quando foi desmembrada a escola tinha apenas 04 salas de aula e uma sala improvisada onde funcionava uma sala especial. Não possuía refeitório, apenas uma cozinha com fogão a lenha. Os alunos tomavam merenda com o prato na mão e em pé pelo pátio. O prédio era totalmente danificado, não tinha muro nem calçada. Havia somente um banheiro masculino e um feminino que funcionava em situação precária. Não existia quadra de esportes, por isso, foi improvisado um campo num terreno de terra batida, onde os alunos faziam aulas de educação física.
As dependências administrativas funcionavam em duas salas, uma era a secretaria e outra era a diretoria juntamente com a sala dos professores. O bairro não tinha infraestrutura nenhuma, quando chovia os alunos ficavam
impossibilitados de virem à escola.

A escola era muito desacreditada na comunidade, a própria comunidade tinha preconceito da escola, os alunos não frequentavam o centro da cidade nem a sociedade. Não tinham vida social, trabalhavam em serviços inferiores que não exigiam preparo intelectual, vivia num mundo a parte.

Com um trabalho de conscientização e incentivo feito pela equipe escolar, buscando elevar a auto estima dos alunos e a busca pelos seus direitos dentro da sociedade, houve o começo de uma mudança e com o passar do tempo o bairro foi melhorando.

No início funcionava somente o Ensino Fundamental da primeira a sétima série, mas os alunos do bairro não queriam sair do próprio bairro para dar continuidade aos estudos, pois se sentiam excluídos, então foi ampliado o Ensino Fundamental até as séries finais.

No ano de 2008 implantou-se o Ensino Médio e a EJA, que já estava implantada desde 1986, com outras nomenclaturas, sendo no ano de 2011 reestruturada a nova Educação de Jovens e Adultos.

Em 1989 foram construídas mais 04 salas de aula e uma secretaria,em 1992 a escola passou por uma reforma geral onde foram construídas mais 03 salas de aulas, um refeitório, parte administrativa e cozinha. Logo após foi implantada a STE e a sala de vídeo e por último a quadra de esportes que foi coberta em 2011.

Hoje, a escola oferece cursos do Ensino Fundamental, séries iniciais e finais, Ensino Médio e EJA, possui aproximadamente 800 alunos e funciona nos três turnos. Possui 10 salas de aulas,STE, sala de vídeo, biblioteca, amplo refeitório com 10 mesas com bancos individuais que comportam 80 educandos sentados e quadra de esportes coberta. Estamos esperando a construção da biblioteca, uma nova STE e uma reforma geral já autorizada pela SED.

Esse resgate fez com que a escola, hoje, seja bem vista, tenha credibilidade e seja valorizada pela comunidade que participa, os alunos são constantemente premiados nas participações de todos os eventos (esportivos, festivais, cívicos, culturais), enchendo de orgulho o corpo discente, docente, administrativos e direção.

Houve uma acentuada elevação do IBED de 2005 a 2011. No 5º ano elevamos o IDEB de 3,5 para 5,5 com 28% acima da meta prevista para este ano. No 9º ano elevamos o IDEB de 2,7 para 4,9 com 53% acima da meta prevista para este ano.


A escola tem como Lema: ”Escola projeto de vida e compromisso de todos”.